Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Seminário discute políticas públicas para a agricultura familiar de Cocal

Seminário discute políticas públicas para a agricultura familiar de Cocal

30/03/2016 11:30

Aconteceu nesta terça-feira (29/03), o I Seminário de Políticas Públicas Agrícolas e Agrárias do Município de Cocal-PI. A realização do evento foi fruto de uma parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Cocal, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí – FETAG-PI e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI.

O evento foi realizado no auditório do IFPI-CAMPUS COCAL e teve inicio por volta das 8:00 da manhã e se estendeu até o fim da tarde. Durante o seminário foram discutidas principalmente ideias e soluções para a agricultura familiar, neste sentido, ficaram definidos alguns encaminhamentos, que serão posteriormente, levados ao conhecimento do poder publico e das instituições cabíveis, para a sua devida avaliação e solução.

Para Silvio Brito, assessor técnico da FETAG-PI, o seminário foi muito importante, pois fortalece a agricultura familiar do município e melhora a capacidade de organização dos agricultores na busca de novas técnicas de trabalho. “É de grande importância um seminário como esse, pois o grande objetivo foi tratar de politicas públicas, especialmente politicas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar”, disse.

Nonatinho da Biridibinha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cocal, disse de sua satisfação pela boa participação do público e afirmou ainda, que o evento superou todas as expectativas da organização. “É um evento que teve como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos das politicas públicas de um modo geral para os nossos agricultores, principalmente para a área de assentamentos. Acertamos aqui uma agenda de compromisso com vários encaminhamentos que serão colocados em prática, especialmente, a questão do crédito rural para a agricultura familiar, para que assim, a nossa agricultura possa ser reconhecida como fonte de renda e geradora de emprego para o campo”, afirmou.

Também estiveram presentes Nona Rabelo, Coordenador do Polo Sindical de Parnaíba, Paulo Manoel, Secretário de politica agrícola da FETAG-PI, professora Remédios Brito, Diretora do IFPI-CAMPUS COCAL, professor Flavio Crespo, também do IFPI, e que teve função de mediador no seminário, além do Secretário de Agricultura do município, Alexandre Almeida, delegados sindicais, presidentes de associações de assentamentos e demais autoridades.

 

Fonte: blog do tony costa
Mais sobre: