Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Piauí anuncia vacinação de idosos de 60 anos

A imunização está garantida com a chegada na próxima sexta-feira (16) de um novo lote de vacinas

14/04/2021 17:46

O estado do Piauí vai iniciar a vacinação contra à Covid-19 de idosos da faixa etária de 60 a 69 anos, anunciou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) na tarde desta quarta-feira (14). A imunização está garantida com a chegada na próxima sexta-feira (16) de um novo lote de vacinas contendo 87 mil doses.

Segundo o Ministério da Saúde, serão destinados ao estado mais 34 mil doses da Coronavac e 53 mil Astrazeneca. Com essa quantidade, a estimativa é que além de iniciar a vacinação dos idosos de 60 anos, sejam destinadas imunizantes também para a segunda dose em públicos prioritários, como trabalhadores de saúde e Forças de Segurança.

Foto: Assis Fernandes / O Dia 

A Sesapi divulgou que das 34 mil doses da Coronavac, 2% será destinado para a segunda dose dos trabalhadores da saúde; segunda dose de 23% do público de 65 a 69 anos; primeira dose de 3% dos trabalhadores da saúde; primeira dose de 6% dos trabalhadores das Forças Armadas e Segurança e primeira dose de 1,9% das pessoas de 60 a 64 anos.

Já as 53 mil doses da Astrazeneca serão utilizadas para a primeira dose de 46% das pessoas de 65 a 69 anos; primeira dose de 0,5% dos idosos de 60 a 64 anos. O governo comemora do avanço da vacinação, mas reforça que os protocolos de segurança continuem sendo respeitados pela população. 

Vacinação de pacientes renais crônicos

A doses destinadas para a imunização de pacientes renais crônicos contra a Covid-19 já foram enviados para as regionais de saúde. Ao todo, são 2.238 pessoas submetidas a tratamento de hemodiálise.

Um total de seis cidades do Piauí contam com esse tipo de tratamento. São elas: Teresina, Campo Maior, Picos, Parnaíba, Bom Jesus e Floriano. A orientação é para que a vacinação desse público aconteça nas próprias clínicas. 

“Sabemos os riscos que esses pacientes se expõem, tendo que ir pelo menos três vezes por semana a cada clínica. Sensíveis a esta situação, colocamos em votação na CIB, sua prioridade para vacinação contra a Covid-19 e conseguimos a aprovação. Agora as doses já estão com os municípios, para que realizem a vacina”, comentou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

Mais sobre: