A amostra “Pioneiras”, que estava em exposição no Palácio de Karnak, homenageia 29 mulheres ícones da história do Piauí e reconhece a importância da ocupação de espaços por essas mulheres, com os seus desafios e conquistas. A abertura da exposição, realizada no Shopping Rio Poty, contou com a presença da governadora Regina Sousa, que também recebeu homenagem na amostra.
“Essa exposição é importante para demonstrar o protagonismo da mulher na história do Piauí. Ao olhar para essa exposição, você vai ver quantas mulheres marcaram a história do Piauí. Todas essas mulheres devem ser lembradas e vistas para as meninas mirarem, terem como exemplo de mulheres que venceram e se destacaram”, destaca Regina Sousa.
(Foto: Reprodução)
De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Cultura, advogado Nelson Nery Costa, a exposição destaca mulheres de vários séculos, desde Esperança Garcia, reconhecida como a primeira advogada piauiense, até Regina Sousa, primeira mulher governadora do Piauí.
“O século XXI é o século do reconhecimento efetivo das mulheres na sociedade e a ideia de uma exposição sobre as pioneiras, mulheres que se destacaram, que iniciaram com alguma ideia ou algum serviço, é o registro desse passado que permite o dia de hoje”, ressalta Nelson Nery.
Confira as 29 homenageadas:
“Post Mortem”
- Esperança Garcia
- Jovita Feitosa
- Luíza Amélia de Queiroz
- Amélia Beliváqua
- Francisca Trindade
- Maria da Inglaterra
“Mulheres pioneiras em vida”
- Dora Parentes
- Elizabeth Aguiar
- Elvira Raulino
- Iracema Santos Rocha
- Josefina Costa
- Marinalva Santa
- Niède Guidon
- Sarah Menezes
- Teresinha Alcântara
- Enedina Gomes dos Santos
- Eulália Pinheiro
- Fátima Campos
- Fides Angélica
- Francisca Kariri
- Waltânia Alvarenga
- Regina Sousa