Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estelionatário é preso em Picos por vender CNH falsa

O homem é acusado de aplicar golpe até em um prefeito no interior de Pernambuco.

15/09/2020 09:26

Policiais do Batalhão de Picos prenderam em flagrante na tarde de ontem (14) um homem de iniciais J.A.P., de 48 anos, acusado de praticar crimes de estelionato na região. O suspeito, que é natural de Oeiras, mas residia em Araripina (PE), foi abordado pelos policiais após aplicar um golpe no centro da cidade de Picos.

Segundo a polícia militar, o homem é acusado de vender Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa a um custo bem abaixo do que é oferecido pelo mercado. O acusado já tem passagem pelo mesmo crime, na cidade de Oeiras e em várias cidades do Estado de Pernambuco, inclusive chegando a aplicar golpe no prefeito de Parnamirim (PE).

(Fotos: Divulgação/PMPI)

A prisão do estelionatário se deu após ação dos policiais do Serviço de Inteligência apoiados pela Força Tática, que dirigiram-se ao local e montaram vigilância sobre o alvo suspeito. Segundo uma das vítimas, o acusado teria um encontro com outra suposta vítima, às 15h, em uma lanchonete para recebimento da última parte do valor referente à renovação de uma CNH, que o golpista oferecia a um custo de R$ 320.

Observando a movimentação, os policiais militares realizaram a abordagem ao indivíduo logo após a saída da vítima e aplicação do golpe. O acusado, ao ser questionado pelos policiais se trabalhava em uma autoescola, o homem negou e admitiu tratar-se de um golpe no qual venda CNHs, mas que os documentos não eram entregues às vítimas.

"Recebi uma ligação telefônica de uma vítima que se sentiu lesada e apontou hora e local onde haveria o encontro de uma outra vítima com o suspeito. De imediato, repassei as informações para o Serviço de Inteligência, que acionou o apoio, realizando o monitoramento e a posterior abordagem", relatou o Major Felipe, Comandante do 4º BPM.

Em poder do acusado ainda foram encontrados crachás de professor de instituição de ensino à distância e de instrutor de autoescola utilizados para ludibriar as vítimas dos seus golpes. Diante da constatação, o indivíduo foi conduzido para a Central de Flagrantes de Picos para a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante.

Histórico de crimes

Pesquisados os antecedentes do acusado, constatou-se que há três anos J.A.P. se passou por professor de teatro, violão e cantor, além de se divulgar como representante do Ministério da Cultura e do diretor-presidente da Companhia Pernambucana de Teatro. Dessa forma, ele conseguiu enganar o prefeito da cidade de Parnamirim (PE) e outros funcionários da administração municipal.

Também há relatos de golpes praticados pelo acusado nas cidades de Moreilândia, Granito e Exu, todas da região do Cariri pernambucano, na mesma época.

Por: Isabela Lopes, com informações da PMPI
Mais sobre: