Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Homem é preso por importunação sexual no metrô de Teresina

Ele tirou a roupa no meio do vagão e exibiu seu órgão sexual para uma estudante. Revoltada, população tentou agredi-lo, mas ele foi imobilizado por uma PM e preso.

07/04/2022 09:40

Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira (07) após tirar a roupa no meio de um vagão do metrô de Teresina e exibir seu órgão sexual para uma jovem de 21 anos. O caso aconteceu na estação da Avenida Miguel Rosa no cruzamento com a Frei Serafim. O acusado abaixou a calça, mostrou seu órgão sexual para a jovem e chegou a encostar nela. 


Leia também: "Vítimas de importunação sexual devem denunciar crime à polícia", diz delegada 


De acordo o major Marcelo Barros, comandante do 1º BPM, o homem, que não teve o nome informado, foi enquadrado no crime de importunação sexual, que se caracteriza pela realização de ato libidinoso na presença de alguém de forma não consensual com o objetivo de “satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. Ele foi preso em flagrante e encaminhado para a Central.


Foto: Reprodução

“Quem acionou a viatura foi uma policial, mas não sabemos ainda se ela estava no local como passageira ou se estava a serviço. Ela imobilizou o homem impedindo que a população o agredisse e o conduziu para fora do metrô. Como se trata de uma prática criminosa, essa PM imediatamente acionou a viatura e o acusado foi autuado em flagrante e encaminhado para a delegacia”, explicou o major.

Quanto à jovem que foi vítima dele, ela chegou a passar mal por conta do ocorrido e precisou ser socorrida por uma ambulância do SAMU. Em choque, a jovem recebeu atendimento ainda no local.

Com relação ao preso, a PM informou apenas que se trata de um homem de 30 anos que aparentemente não tinha nenhum antecedente criminal. A legislação brasileira prevê para o crime praticado por ele pena de um a cinco anos de prisão, podendo ser agravada caso fique comprovado que o agressor tenha qualquer relação afetiva com a vítima.

Companhia Metropolitana repudiou o ocorrido e pediu que as pessoas denunciem

Por meio de nota, a Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP) repudiou o ocorrido de hoje (07) no metrô de Teresina. O órgão informou que o acusado foi rapidamente identificado e detido pelos policiais e reiterou que qualquer manifestação de importunação ou assédio sexual, crimes que devem ser combatidos dentro e fora do transporte público. "É inadmissível que tais práticas sejam toleradas ou reproduzidas, devendo ser denunciadas e devidamente apuradas", disse.

A CMTP reafirmou ainda o compromisso em combater a importunação sexual e todos os tipos de violência ou abusos, contra passageiros e funcionários do metrô de Teresina. O órgão pediu ainda que fatos semelhantes sejam denunciados por todo e qualquer usuário ou funcionário que for vítima, presenciar ou tomar conhecimento de tais abusos.

Para denunciar atos de assédio dentro das estações e VLTs, a pessoa pode se dirigir até a sede da companhia, situado na Estação Ferroviária de Teresina ou informar pelas nossas rede sociais @metroTeresinaoficial. Para notificações formais de denúncias,  as vítimas de assédio, importunação sexual ou qualquer outro tipo de violência podem acionar a Polícia Militar presente em todas as viagens do VLT ou pelo 190, no momento da agressão, e buscar a delegacia da área para registrar um boletim de ocorrência.

Mais sobre: